curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Observatório Nacional

Eclipse parcial da Lua: saiba como assistir ao fenômeno ao vivo

Hoje, 17 de setembro, um eclipse parcial da Lua poderá ser observado em todo o Brasil a partir das 21h41. O fenômeno terá seu início às 23h12, alcançando o ápice às 23h44. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, afirma que não são necessários equipamentos especiais para visualizar a Lua, que estará visível no céu, a menos que nuvens impeçam a visão. Se isso acontecer, a transmissão ao vivo será disponibilizada no YouTube do Observatório Nacional. Com 3,5% da Lua escurecida, o evento proporciona uma experiência fascinante e acessível para todos os espectadores.

Eclipse parcial da lua será transmitido ao vivo em Santa Helena

Na noite da próxima terça-feira, 17 de setembro, cidadãos de Santa Helena e de outras regiões do Brasil poderão acompanhar o eclipse parcial da Lua, que será transmitido ao vivo pelo Observatório Nacional. O fenômeno inicia-se às 21h41, horário de Brasília, e será visível a olho nu, desde que o céu esteja limpo. A astrônoma Josina Nascimento explica que durante o evento, apenas parte da Lua passará pela sombra da Terra, fazendo com que 3,5% de sua área total fique coberta no auge do eclipse, que ocorrerá às 23h44.

Prepare-se para o eclipse lunar: veja como acompanhar ao vivo!

Na terça-feira, dia 17 de setembro, brasileiros poderão observar um eclipse lunar parcial visível em todo o país. O Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo em seu canal no YouTube. O fenômeno começa às 21h41 e se estende até 1h47 do dia seguinte. Segundo a física Josina Nascimento, este é o segundo eclipse lunar do ano e ocorre com frequência duas vezes anuais, embora possa haver anos com um ou três eclipses. Não é necessário equipamento especial para acompanhar o evento, que contará com horários específicos para cada fase do eclipse lunar.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!